CPRE (colangiografia endoscópica)

O que é CPRE? Colangiopancreatografia endoscópica retrógrada, ou CPRE, é uma técnica especializada usada para estudar os ductos da vesícula biliar, pâncreas e fígado. Ductos são trajetos de drenagem; os canais de drenagem do fígado são chamados de ductos biliares. Durante a CPRE, seu médico irá passar um endoscópio através da sua boca, passando pelo esôfago e estômago chegando até o duodeno (1ª parte do intestino delgado). Um endoscópio é um tubo fino, flexível, que permite ao seu médico ver dentro do seu intestino. Após o médico ver o local comum de drenagem dos ductos que provêm do fígado e pâncreas, ele irá passar um tubo plástico estreito, chamado de cateter, através do endoscópio para dentro dos ductos.

Seu médico então, irá injetar um material de contraste (corante) dentro dos ductos biliar e pancreático e irá tirar raios-X. Que preparação é necessária? Você deve fazer jejum de pelo menos 6 horas (e preferencialmente durante toda a noite) antes do procedimento, para ter certeza de que estará com o estômago vazio, o qual é necessário para um melhor exame. Você deve falar com seu médico sobre medicações que toma regularmente e sobre qualquer reação alérgica que tenha tido com medicações. Diga a seu médico se você tem alergia a drogas que contenham iodo, o qual inclui material de contraste. Embora uma alergia não contra-indique a CPRE, é importante discutir com seu médico a prioridade do procedimento. Além disso, esteja certo em dizer ao médico se você tem doenças pulmonares ou cardíacas, ou outras doenças importantes.

O que eu posso esperar durante uma CPRE? Seu médico pode aplicar anestésico local na sua garganta ou dar a você um sedativo para lhe trazer mais conforto. Alguns pacientes também recebem antibióticos antes do procedimento. Você irá deitar sobre o seu lado esquerdo na mesa de raio-X. Seu médico irá passar o endoscópio através da sua boca, esôfago, estômago, até chegar no duodeno. O aparelho não interfere na respiração, mas você pode sentir uma sensação de enchimento devido ao ar que é introduzido pelo aparelho. Quais são as possíveis complicações da CPRE? CPRE é um procedimento bem tolerado quando realizado por médicos que são especialmente treinados e experientes na técnica. Embora possa ocorrer complicações que requeiram hospitalização, estas são incomuns.

Complicações podem incluir pancreatites (uma inflamação ou infecção do pâncreas), infecções, perfuração intestinal e sangramento. Alguns pacientes podem ter uma reação adversa do sedativo utilizado. Complicações são geralmente tratadas sem cirurgia. Os riscos variam, dependendo do porque o exame foi realizado, o que foi encontrado durante o procedimento, qual intervenção terapêutica foi utilizada, e se o paciente tinha outros problemas médicos. Pacientes que se submetem a CPRE terapêutica, como para retirada de cálculos, tem um risco maior de complicações que os pacientes que se submetem a CPRE diagnóstica. Seu médico irá discutir com você a probabilidade de complicações antes de submeter você ao exame.

O que eu posso esperar após a CPRE? Se você, ao se submeter ao exame, não estiver hospitalizado, poderá ficar em observação até que a maioria dos efeitos da medicação tenham desaparecido. Você poderá experimentar uma sensação de enchimento ou acúmulo de gás devido ao ar que é introduzido pelo aparelho durante o exame. Você poderá reiniciar sua dieta usual, a menos que tenha sido instruído do contrário. Alguém deve acompanhar você até sua casa após o procedimento, devido aos sedativos usados durante o exame. Mesmo que você esteja se sentindo alerta após o exame, os sedativos podem afetar seus julgamentos e reflexos durante o resto do dia. Lembrete importante: As informações acima têm o intuito apenas de fornecer informações gerais e não de formar bases para diagnóstico ou tratamento de qualquer caso em particular. É muito importante que você consulte seu médico sobre sua condição específica.